Ela têm apenas 7 milímetros, mas já está bem mais famosa do que muitos gigantes do reino animal. A ciência batizou a nova espécie de aranha de Eriovixia gryffindori, mas os próprios pesquisadores que a descobriram já se apressaram para garantir a ela um nome mais popular: Chapéu Seletor.
Nos livros e filmes de Harry Potter, o chapéu é responsável por dividir os novos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts nas quatro casas diferentes que a compõem.
E os mais aficionados pelos livros também podem ter percebido que até o nome científico da espécie de aranha faz referência a Potter, já que Godric Gryffindor, no universo do bruxinho, foi um dos fundadores de Hogwarts e dono do famoso chapéu.
Harry Potter inspira cientistas
Fãs do personagem literário Harry Potter já podem ter feito uma imagem visual do bichinho encontrado na Cordilheira dos Gates Ocidentais, no sudoeste da Índia, já que a nomenclatura foi baseada no tal chapéu mágico conhecido da saga.
#FantasticBeastsAndWhereToFindThem : Eriovixia gryffindori. Where does one find it? Western Ghats, India, a global #biodiversity hotspot pic.twitter.com/c3tvXsMibL
— Javed Ahmed (@curiocritters) December 10, 2016
Apaixonado pelo célebre bruxinho, o cientista indiano Javed Ahmed anunciou a descoberta pelo Twitter e chamou até mesmo a atenção de J.K. Rowling, criadora do personagem, que usou a mesma rede para repercutir a notícia: “Estou realmente honrada. Parabéns pela descoberta de um novo “AnimalFantástico”.
https://twitter.com/jk_rowling/status/807899642360983552
Curiosidades científicas sobre o mundo animal
- Mistério no fundo do mar: que espécie de animal é essa? Veja o vídeo
- “Tubarão fantasma”: pela primeira vez, cientistas capturam imagens raras
- Mamífero mais rápido do mundo, o Guepardo pode ser extinto em breve