Ciência descobre bebida capaz de acabar com a sensação de arrependimento

por | out 11, 2016 | Ciência

Uma briguinha à toa, aquela bebedeira da noite anterior, um comentário inoportuno, a comilança exagerada do final de semana. São muitas as coisas que nos fazem sentir arrependimento ou vergonha. E a sensação nunca é boa, né?

Mas, a ciência revelou um segredo muito simples que promete botar um fim nessa agonia: tomar uma bebida gelada. Isso mesmo, um copo de refrigerante com bastante gelo, água supergelada ou um suco batido com ingredientes refrescantes e pedras de gelo. Qualquer uma dessas opções, acredite, pode te salvar de um arrependimento dolorido. 

Para curar o arrependimento

estudo realizado na Universidade de Western University, no Canadá, testou mais de 150 pessoas. Eles pediram para que todas elas pensassem em alguma lembrança ruim, que tivessem se arrependido ou sentido muita vergonha e, depois, escrevessem os sentimentos em um papel. Humilhação e culpa foram as palavras mais utilizadas.

Na sequência, os voluntários tiveram que escolher entre cinco bebidas quentes ou cinco geladas. As bebidas geladas foram as mais escolhidas. Os mais arrependidos escolheram as bebidas mais frias. 

De acordo com os pesquisadores, isso aconteceu porque sensações de culpa, vergonha ou arrependimento fazem a temperatura do corpo subir e a pessoa sente calor.

shutterstock

A teoria foi testada por mais da metade dos participantes, que tentaram adivinhar a temperatura do local após o teste. Os que tiveram mais vergonha chegaram a falar que o local estava cerca de 4 graus mais quente do que o real.

A conexão entre o estar em contato com algo fresco – sim, além da bebida gelada, o contato com paredes frescas, congelador e até com ar condicionado também vale – e sentir menos arrependimento foi testado novamente em outra situação: pessoas foram colocadas para realizar investimentos em duas empresas, em que uma iria muito bem e a outra não.

Aqueles que aplicaram o dinheiro na empresa que foi mal e assistiram em seguida um comercial para viajar ao Alasca, ficaram mais tranquilos do que aqueles que perderam dinheiro, mas assistiram uma propaganda de viagem ao Caribe.

Além disso, a temperatura foi relacionada a outro fator: o ato de gastar. Testes ainda do mesmo estudo chegaram à conclusão que é possível manipular por meio do calor ou do frio. Estar em uma loja com ar condicionado, por exemplo, pode ser que faça com que os consumidores comprem mais sem sentir culpa.

Arrependimento mata?