null: nullpx
universo-Mulher

Cientistas encontram objeto na Via Láctea que é "diferente de tudo que já foi visto"

Publicado 31 Jan 2022 – 11:14 AM EST | Atualizado 31 Jan 2022 – 11:14 AM EST
Reações
Compartilhar

Estranho, giratório e diferente de tudo o que já foi visto antes: assim foi definido o desconhecido objeto recentemente descoberto na Via Láctea por cientistas australianos.

Encontrado pelo estudante Tyrone O'Doherty, da Curtin University Honors, na Austrália Ocidental, o objeto ainda libera enorme quantidade de radiação eletromagnética.

Fenômeno inesperado e "assustador"

De acordo com Natasha Hurley-Walker, astrofísica que liderou a equipe de pesquisadores, o objeto aparecia e desaparecia ao longo de algumas horas durante as observações. “Foi completamente inesperado. Foi meio assustador para um astrônomo porque não há nada conhecido no céu que faça isso", disse em um comunicado da instituição.

Ainda segundo os cientistas, o estranho objeto na Via Láctea liberava grande explosão de energia por um minuto inteiro a cada 18 minutos, algo considerado muito incomum no universo.

A revisão dos dados da pesquisa mostrou que o objeto, “incrivelmente brilhante e com campo magnético extremamente forte”, está a cerca de quatro mil anos-luz da Terra

Para os astrônomos, o objeto pode ser uma anã branca (o que resta depois que uma estrela, semelhante ao Sol, se transforma em gigante e vermelha durante sua evolução) ou mesmo uma estrela de nêutrons.

Natasha Hurley-Walke afirma que mais detecções dirão aos astrônomos se este foi um evento único e raro ou uma vasta nova população que nunca havíamos notado antes, em referência a novos objetos como esse que poderão ser encontrados no futuro.

Objetos estranhos no céu

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:universo-Mulher

Mais conteúdo de interesse