Sabe aquela famosa bronca de mãe, que sempre nos impediu de roubar algumas colheradas da sobremesa que mal esfriou? Bem, ela estava certa. Voltar a mesma colher para o doce pode estragá-lo, e a explicação é bastante simples.
A saliva é composta por várias enzimas, entre elas a ptialina. Também conhecida como amilase salivar, a substância inicia a digestão logo na boca, quebrando as moléculas de amido do alimento.
A mastigação forma o bolo alimentar, e a ação das enzimas acaba azedando o estado natural da comida para que ela siga para o estômago.

Assim, o menor contato da ptialina com o alimento é suficiente para azedá-lo. Como a colher fica impregnada com saliva, ao retorná-la para o recipiente do doce, a substância “contamina” o resto.
Vale lembrar que alimentos doces são ricos em amido, composto de moléculas de glicose, o delicioso açúcar. O sabor azedo fica bem mais acentuado pela ação da ptialina.
A dica é a de usar outra colher, higienizada, para comer o doce direto do pote, ou separar uma porção em outro recipiente.
As substâncias podem tornar alguns alimentos perigosos! Conheça os que as pessoas realmente comem hoje em dia