Como seria ver as estrelas em Marte?

Thinkstock

A princípio, poderíamos afirmar que observar as estrelas no céu noturno de Marte é uma experiência ainda mais maravilhosa do que na Terra (inclusive quando estamos naqueles locais afastados das luzes e da poluição das grandes cidades).

Afinal, além de não ser afetado por qualquer tipo de poluição ou luzes artificiais, Marte tem uma atmosfera menos densa do que a terrestre. Ou seja, a interferência de gases atmosféricos é menor, o que deixa as estrelas ainda mais brilhantes.

Vida em outros planetas

Mas nem tudo são flores. O problema para observar o céu no nosso planeta é o pó e a areia que recobrem o solo marciano e por vezes flutuam sobre o planeta, interferindo bastante na observação das estrelas.

Outro fato marcante é a demora para a noite chegar em Marte, onde o crepúsculo pode durar horas. Ao anoitecer, as primeiras luzes que veríamos no céu seriam das duas luas de Marte: Phobos e Deimos (esta última é o astro mais brilhante que se vê no céu noturno marciano).

Algumas maravilhas do céu no nosso planeta vizinho são as galáxias de Órion e Andrômeda, também muito visíveis por lá.

Tudo isso ainda é inédito para o olho humano, é claro. Até hoje, as únicas imagens do céu noturno de Marte que já chegaram ao nosso conhecimento foram captadas pelos veículos robôs que já mandamos para lá.

Leia mais: Cientistas da Nasa responderam 8 perguntas sobre Marte