Confira 6 novas técnicas para diminuir o ronco

O ronco é causaudo pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa pela região. Quanto mais difícil a passagem do ar, maior o barulho.

Em busca de soluções para reduzir a frequência e altura do ronco, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram seis exercícios capazes de tratar o problema.

As técnicas do Laboratório do Sono, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, fortalecem os músculos responsáveis pela apneia do sono (obstrução das vias aéreas durante a noite).

A técnica é pioneira e precisa ser realizada com o acompanhamento de uma fonoaudióloga, mas não possuem nenhuma contraindicação. Confira a seguir os exercícios que devem ser feitos três vezes ao dia, durante 8 minutos: 1. Movimentação da língua

ThinkStock

Empurrar a língua contra o céu da boca e deslizá-la para trás.   2. Céu da boca

Sugar a língua para cima, pressionando-a por completo contra o céu da boca. 3. Dentes de baixo

Forçar a parte posterior da língua contra o “chão” da boca, mantendo a sua ponta em contato com os dentes de baixo. 4. Falar

Elevar a parte de trás do céu da boca e a úvula (conhecida como “campainha”) enquanto diz a vogal “A”. 5. Bochechas

ThinkStock

Posicionar o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes e pressionar a bochecha para fora (dos dois lados da boca), sem abrir a boca completamente.
6. Mastigação

Durante a alimentação, manter uma mastigação dos dois lados da boca e engolir usando a língua no céu da boca.