Você conhece as cenouras baby? As versões pequenas do legume são ideais para um lanche, temperadas como aperitivo ou complementando a salada. Preferidas das crianças, elas são doces e cabem em poucas mordidas.
Porém, se você achava que as cenourinhas eram um tipo especial do vegetal, está errado.
Produção de cenourinhas
Cenouras baby não são cultivadas naturalmente. Na verdade, elas são cenouras que não atendem aos padrões do mercado, e passam por um processo industrial que as diminuem e limpam.

Sem a produção de cenourinhas, cerca de 20% da colheita do legume seria descartada. É comum que alguns exemplares sejam menores ou mais finos, e o agronegócio conseguiu achar uma solução eficiente para o problema.
A origem das cenourinhas é atribuída ao fazendeiro Mike Yurosek, da Califórnia, que utilizou um cortador de feijão nas primeiras experiências.
O site americano Producepedia fez um vídeo mostrando a produção das cenouras baby. Como muitos não sabiam que elas não eram naturais, o processo surpreendeu.
As máquinas de cenourinhas existem no Brasil desde 2001, lançadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A montagem é simples e requer pequenos equipamentos de serralheria.
No processo, as cenouras devem ser cortadas em pedaços de seis centímetros, depois descascadas por lixas e arredondadas nos cantos. Elas são desinfetadas e refrigeradas, até que sejam distribuídas para o mercado.
Leia mais: Não adianta lavar as frutas; Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos