Conheça os 7 maiores acidentes de trem da história

Uma colisão entre dois trens assustou os moradores da região de Puglia, sul da Itália, na manhã de 12 de julho de 2016: em um trecho de via única, entre as cidades de Corato e Andria, dois trens bateram um no outro, deixando pelo menos 20 mortos e dezenas de feridos.

Esta não é a primeira vez que a Itália registra um grave acidente ferroviário – como pode-se constatar na lista a seguir, com as 7 maiores tragédias nos trilhos de toda a história:

#7 Itália (1944)

O pior acidente de trem já registrado na Itália aconteceu durante a II Guerra Mundial, mas de uma forma estranha. Na região de Balvano, sul do país, a locomotiva teve uma interrupção brusca quando estava em um trecho íngreme, no interior do túnel do Exército. Após investigações, descobriram que a má qualidade do carvão teria gerado um monóxido de carbono venenoso que, exalado, acabou causando a morte de 520 pessoas, em 1944. Algumas pessoas que estavam nos vagões mais ao fundo, que perceberam a fumaça, conseguiram escapar com vida.

#6 Rússia (1989)

Um gás liquefeito formou uma nuvem altamente inflamável na região entre Ufa e Asha, na Rússia, pouco tempo depois da separação da União Soviética. Por lá, dois trens carregavam mais de 1.300 passageiros, quando o gasoduto explodiu, destruindo mais de 37 vagões e deixando 575 mortos.

#5 México (1915)

Em janeiro de 1915, um trem se aproximava de um cânion na região de Guadalajara, no México, quando descarrilou e acabou despencando. Com 20 vagões, a locomotiva carregava tropas que lutavam na Revolução Mexicana. Dos quase 1.000 passageiros, 600 morreram.

#4 Romênia (1917)

Um trem estava em alta velocidade na região de Ciurea, na Romênia. Ele carregava soldados e alguns refugiados alemães da I Guerra Mundial. Após uma falha nos freios, ele acabou descarrilando ao tentar evitar uma colisão com outro trem. A tragédia não foi evitada: o trem despencou, pegou fogo e acabou com a vida de mais de 600 passageiros.

#3 França (1917)

Naquele mesmo ano de 1917 aconteceu uma tragédia que jamais ficou apagada da história da França: um trem pesado, de 350m de comprimento, sofreu uma falha nos freios, próximo à estação de Saint-Michel-de-Maurienne. A locomotiva pegou fogo, matando mais de 700 pessoas.

Getty Images

#2 Índia (1981)

Enquanto passava por uma ponte sobre o rio Bigmati, estado de Bihar, na Índia, um trem foi atingido em cheio por um ciclone e arremessado à água. Mais de 800 pessoas morreram no acidente, em junho de 1981.

#1 Sri Lanka (2004)

Em dezembro de 2004, um tsunami no Oceano Índico causou o maior acidente de trilhos da história, matando mais de 1.700 pessoas na região de Queen of The Sea, no Sri Lanka. O maremoto atingiu em cheio o trem, que estava com oito vagões carregados de passageiros.

No ar: Os 7 acidentes aéreos mais impressionantes dos últimos tempos