Um novo projeto de imagens espaciais feito pelo Atacama Millimeter / submillimeter Array (ALMA) foi capaz de visualizar melhor uma monstruosa galáxia formada no primeiro milhão de anos após o Big Bang.
A galáxia recebeu a denominação de “monstruosa” devido ao tamanho e quantidade de estrelas que é capaz de gerar. Essas características tornam sua própria existência um desafio a todas às teorias, uma vez que acredita-se que elas deveriam entrar em colapso rapidamente, mas seu fim ainda não foi observado.
Uma galáxia altamente instável
A galáxia é chamada COSMOS-AzTEC-1 e está a 12,4 milhões de anos-luz de distância, o que torna muito difícil seu estudo. Tudo o que conhecemos sobre ela já aconteceu há muito tempo.
Ela é formada por um disco, mas não se parece com a Via Láctea, por exemplo, com um disco do qual “braços” se desprendem. No caso do AzTEC-1, ele possui três núcleos – um núcleo grande e dois adicionais – que estão a muitos anos-luz de distância um do outro.

Ao contrário das galáxias mais novas, este antigo “monstro” é instável. Geralmente, um equilíbrio entre pressão e gravidade seria alcançado, motivando a constante formação de estrelas.
Mas, neste caso, a pressão é mais fraca que a gravidade, tornando instável a formação estelar. É por isso que parece tão estranho para os cientistas que tal galáxia possa existir.
#BreakingNews! 📡ALMA observed an unstoppable monster in the early #Universe. Astronomers obtained the most detailed anatomy chart of a monster galaxy located 12.4 billion light-years away. 🌀https://t.co/q1vNR91Dw9 pic.twitter.com/x06DKux64f
— ALMA Observatory📡 (@almaobs) August 29, 2018
Acredita-se que estes tipos de galáxias são ancestrais daquelas que são agora galáxias elípticas. Os cientistas explicam que há instabilidade do gás devido a colisões de galáxias.
Por isso, estudar a união de galáxias poderia ser um começo para aprender mais sobre esse tipo de galáxias monstruosas. Sabe-se sobre a sua existência há apenas uma década, por isso, conhece-se muito pouco sobre o assunto.
Astros e estrelas
- Teoria que Einstein foi reafirmada: dá para medir “peso” de estrela
- Se você ama estrelas, PRECISA conhecer 3 “santuários de céu”
- Estrelas distantes da Terra também têm terremotos (e podem ser ouvidos)
Original Author: Katia Silveira Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/katia-silveira
Original ID value: 206960
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/ciencia/206960/descubren-galaxia-monstruosa-que-cambia-todo-lo-que-sabemos-del-universo