Grandiosos, violentos e destruidores, terremotos são alguns dos fenômenos naturais que mais provocam impacto quando ocorrem em altos graus de intensidade. E saiba que, além de abalarem estruturas de casas e prédios e produzirem ondas gigantes, eles também provocam alterações menos perceptíveis, mas ainda assim relevantes.
Terremotos em grande escala podem, por exemplo, mudar o eixo da Terra e, consequentemente, modificar o tempo de duração dos dias. Mas não se preocupe: você não terá que trabalhar horas extras ou perder minutos de sono, já que a alteração no tempo é bastante sutil.
Como terremotos mudam a duração dos dias

Você certamente nem percebeu, mas os dias já ficaram mais longos por causa dos terremotos. O fenômeno incrível ocorreu mais de uma vez e foi medido pelo cientista Richard Gross em um relatório especial divulgado pela Nasa.
Segundo os dados analisados sobre o impacto provocado por terremotos de alta intensidade, quando o eixo da Terra se desloca, o tempo de rotação também muda e, com ele, a duração dos dias e noites.

De acordo com a análise, o que terremoto que provocou o tsunami na Indonésia em 2004 mudou o eixo do planeta em cerca de 7 centímetros e encurtou o dia em 6,8 microssegundos.
O terremoto que atingiu o Chile em 2010 alterou o eixo da Terra em 8 centímetros e alongou o dia em 1,26 microssegundos. Já o abalo sísmico que aconteceu no Japão em 2011 mudou eixo do planeta em impressionantes 17 centímetros e reduziu um dia em 1,8 microssegundos.
Terremotos pelo mundo
- Que fatores fazem do México um dos países mais sujeitos a terremotos
- Dois terremotos e erupção de vulcão no México: há relação entre eles?
- Quais lugares do mundo – e do Brasil – têm mais risco de ter um terremoto?