Papel higiênico e lencinhos podem ser encontrados em grande variedade no mercado, entre perfumados, de texturas diferentes, desenhados e até mesmo outras cores, mas os chineses foram além e estão usando cocô de pandas gigantes como matéria-prima para fabricar papel.
Cocô de panda vira papel higiênico na China
A empresa Qianwei Fengsheng Paper Company, localizada na província de Sichuan, no sudoeste da China, decidiu inovar a aproveitar fibras das fezes de pandas para produzir não apenas papel, mas também outros produtos de uso doméstico.

Com ajuda do Centro Chinês para a Conservação e Pesquisa do Panda Gigante, a empresa vai reciclar as fezes e os restos de alimentos do animal para comercialização no país. Além de 10 kg de excrementos por dia, um panda adulto ainda produz 50 kg de dejetos alimentares, especialmente restos de bambus.
Para fabricar papel utilizando bambu é preciso eliminar a frutose da planta para a extração das fibras, algo que ocorre naturalmente no aparelho digestivo dos pandas gigantes. Em seguida, a composição é fervida e pasteurizada para ser transformada em um papel livre de bactérias. As informações são do jornal Hong Kong Free Press.
Invenções úteis e curiosas
- Como funciona a injeção que usa jato no lugar de agulha?
- “Fone” promete estimular área do cérebro para te ajudar a emagrecer
- Existe uma esteira à prova de areia que te deixa “limpinho” na praia