
A Teoria do Big Bang afirma que o universo nasceu há aproximadamente 14 milhões de anos de um único ponto no espaço e a partir de aí passou a se expandir continuamente. Quem chegou a esta conclusão foi Edwin Hubble, em 1929, ao observar que a Via Láctea se afastava de nós a uma velocidade proporcional à distância que mantinha da Terra.
Como nasceu o Universo?
Os astrônomos combinam modelos matemáticos e observações para criar teorias que expliquem como surgiu o universo. Na teoria do Big Bang são incluídas outras teorias, como a da relatividade de Einstein, e teorias padrão de partículas fundamentais.
Um dos objetivos atuais da investigação é saber se o universo seguirá crescendo ou algum dia parará e entrará em colapso, ideia conhecida como o Grande Colapso (Big Crunch).
Se pudéssemos ver o universo um segundo depois do Big Bang, teríamos visto um mar de nêutrons, prótons, elétrons, pósitrons, fótons e neutrinos a alta temperatura. À medida que passa o tempo, o universo vai esfriando até conseguir que se formem átomos neutros. O universo passou de opaco a transparente devido a uma ação dos fótons.

O universo é plano, ou seja, na geometria do espaço e cumprem as regras da geometria euclidiana: as linhas paralelas não se encontram, relação de círculo-circunferência e diâmetro do pi. Além disso, o universo é muito homogêneo com respeito à temperatura. A causa para isso, provavelmente, se deve ao momento imediato após o Big Bang, quando o universo experimentou a inflação, uma explosão de expansão em que havia um monte de energia instável destruído de maneira desigual no espaço.
Outro dado curioso que foi observado recentemente: não só o universo não está desacelerando seu crescimento, como o está acelerando.
Big Bang é a única teoria?

A teoria do Big Bang não é a única teoria da origem do universo, mas a mais popular. Uma também muito conhecida foi criada pelo físico Robert Gentry, em que ele explica seu modelo, baseado nos defeitos da teoria do Big Bang.
Por outro lado, deve-se levar em consideração que a cosmogonia (palavra que vem do grego e significa nascimento do mundo), a ciência e Deus parecem se encontrar. Já que a criação foi um evento sobrenatural, vale perguntar algo além do natural.
A teoria do Big Bang segue sendo uma das mais aceitas, mas ainda restasm diversas interrogações a serem respondidas.