Ondas de rádio incomuns, vindas do centro da Via Láctea, têm intrigado cientistas espaciais por serem diferentes de qualquer outro fenômeno estudado anteriormente.
De acordo com os pesquisadores, os sinais podem estar sendo emitidos por um objeto estelar até então desconhecido. O trabalho científico foi divulgado em 12 de outubro na revista The Astrophysical Journal.
“A propriedade mais estranha desse novo sinal é que ele tem uma polarização muito alta. Isso significa que sua luz oscila em apenas uma direção, mas essa direção gira com o tempo”, disse em comunicado Ziteng Wang, autor do estudo e aluno na Escola de Física da Universidade de Sydney.
Objeto misterioso emite sinais no espaço
Inicialmente, os cientistas acreditaram que o misterioso objeto poderia ser um pulsar, um tipo muito denso de estrela morta girando, ou então um tipo de estrela que emite enormes erupções solares. Porém, segundo Wang, “os sinais desta nova fonte não correspondem ao que esperamos desses tipos de objetos celestes”.
O objeto, que recebeu o nome ASKAP J173608.2-321635 devido a suas coordenadas no céu noturno, apresentou comportamento “extraordinário”, de acordo com Tara Murphy, coautora do estudo.
“Este objeto foi o único que começou invisível, tornou-se brilhante, desapareceu e depois reapareceu”, afirmou Tara, que também é professora do Instituto de Astronomia de Sydney.
"We’ve never seen anything like it" 👀 #USYD astronomers have discovered unusual signals coming from the #MilkyWay’s centre which fit no currently understood patterns of variable radio source & could suggest a new class of #Stellar object 🌌 pic.twitter.com/1w6dteSkYY
— University of Sydney (@Sydney_Uni) October 12, 2021
Os pesquisadores agora esperam que telescópios mais poderosos, como o Square Kilometer Array, façam mapas diários do céu para ajudar a identificar o objeto e resolver o mistério das estranhas ondas.