Estrelas cadentes podem ser vistas com MUITO mais facilidade depois de 3 dicas

por | nov 22, 2017 | Ciência

Símbolo de sorte e desejos realizados, a observação de uma estrela cadente tem algo de mágico não somente pelo que representa, mas também por sua própria característica que rende verdadeiro espetáculo: um breve raio de luz que cruza o céu noturno e desaparece em poucos segundos.

Não é fácil ver uma estrela cadente e muita paciência é exigida por quem realmente quer observar o fenômeno. Às vezes elas podem surgir aos montes e, em outros momentos, sequer dar as caras. Conhecer algumas dicas simples, no entanto, pode ajudar na missão.

Dicas para ver estrelas cadentes

1. O primeiro passo é se programar. Anote no calendário as datas do ano em que acontecerão as chuvas de meteoros (ou estrelas cadentes). O site oficial do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná, por exemplo, oferece tabelas indicando quando ocorrerão os picos de chuvas, que é quando há maior quantidade de estrelas cadentes por hora, aumentando as chances de visualização.

ShutterStock

2. Conte com a ajuda da tecnologia e baixe no celular aplicativos que ajudam a localizar no céu as constelações em que as chuvas de meteoros vão ocorrer. Os apps SkyMap, Star Chart e GoSkyWatch Planetarium são boas opções gratuitas que facilitam a visualização de estrelas cadentes.

ShutterStock

3. Por fim, a dica mais importante de todas para quem quer ver estrelas cadentes: vá para um local isolado e longe da cidade grande, já que o excesso de luminosidade dos centros urbanos torna praticamente impossível a visualização de chuvas de meteoros.

Estrelas e meteoros