Existe um projeto da Nasa chamado “Deep Space Gateway” que tem como objetivo “expandir a presença humana no sistema solar”. Isso implica em missões como a instalação de uma base de pesquisas na Lua, por exemplo. E não estão sozinhos nessa, já que a agência espacial russa assinou um contrato de parceria no projeto.
Uma adaptação livre do nome do projeto é algo como “porta de entrada do hiperespaço”. Tudo sobre ele ainda está em fase conceitual, mas a parceria da Roscosmos (a agência da Rússia) “reflete a visão comum que as agências compartilham sobre a exploração humana do espaço”, como disse o comunicado no site da Nasa.
Como deverá ser a exploração humana no espaço

Concretamente, não foi divulgado nem especificado o que de fato significará o acordo entre os países. “Enquanto o “Deep Space Gateway” continua em formulação conceitual, a Nasa está feliz de ver o interesse internacional crescendo em torno da ideia do avanço humano nas áreas vizinhas à lua”, declarou Robert Lightfoot, um dos administradores da agência.
A ideia do projeto é que ocupar partes do Universo, como enviar pessoas à Marte ou montar uma base de pesquisa na lua, seja o próximo passo da exploração espacial.

Além desse objetivo, há a intenção de promover a evolução de conceitos de habitação, tecnologias e protótipos das capacidades necessárias para missões desse tipo no espaço.
Mais pesquisas e descobertas da Nasa
- Além de anéis, Saturno está rodeado de gatinhos
- Tudo sobre a primeira missão da Nasa ao Sol
- Entenda como sonda da Nasa usou gravidade da Terra como “estilingue”