Evite fazer escolhas erradas: Estudo Científico descobriu a hora certa para tomar decisões

Caso ou compro uma bicicleta? Bar ou balada? Suco ou refrigerante? Dieta ou pé na jaca? Tomar decisões é sempre algo muito difícil, principalmente quando existem muitas opções.

Mas, a ciência pode ter encontrado uma maneira de tornar essa tarefa muito mais fácil: existe um momento do dia em que as pessoas são capazes de tomar as melhores decisões. Veja a seguir.

Quando fazer as melhores escolhas?

De acordo com Neurocientistas da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, nosso comportamento e nosso psicológico flutuam ao longo do dia. Segundo eles, o melhor período para fazer escolhas é durante a manhã ou logo depois de acordar (se você acordar às 14h horas, por exemplo, não tem problema. Este será o seu melhor período). À medida que o dia passa, as decisões se tornam mais complicadas e tendemos ao erro.

Os pesquisadores realizaram um estudo que examinou mais de 1 milhão de decisões tomadas durante uma partida do Campeonato Mundial de Xadrez, que aconteceu em Nova York, em um banco de dados on-line. Eles avaliaram o tempo de tomada de cada decisão e qual a utilidade delas visando a vitória.

Os resultados demonstraram que os melhores jogadores demoravam mais em cada jogada e eram mais cuidadosos pela manhã, ou logo depois que acordavam, tomando as melhores decisões. À medida que anoitecia, ou que o dia ia passando, as escolhas iam ficando menos efetivas.

Isso porque, segundo os cientistas da pesquisa publicada no periódico científico Cognition, o corpo vai se cansando ao longo do dia e a necessidade de dormir faz com que a qualidade das nossas escolhas sejam afetadas. O cérebro dita uma forma de tomar decisões apressadas, não importa o quão concentrados acreditamos estar.

Como tomar decisões?