null: nullpx
evolução-Mulher

Examinando fósseis, cientistas dizem quanto tempo bebê neandertal mamava no peito

Publicado 20 Nov 2017 – 05:30 PM EST | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

Durante os seis primeiros meses de vida, o leite materno é o único alimento que o recém-nascido precisa para sobreviver. A amamentação, no entanto, é indicada por médico até os dois anos de idade. Mas um estudo científico descobriu que, entre nossos antepassados, os bebês deixavam de receber leite materno algum tempo antes.

Bebê neandertal já recebia alimentos aos 7 meses de idade

Um bebê neandertal que viveu na região que hoje conhecemos como a Bélgica há cerca de 100 mil anos começou a comer alimentos sólidos já aos 7 meses, revelando detalhes da evolução da amamentação. A estimativa foi feita por cientistas de Harvard com uma técnica que usa elementos nos dentes para determinar quando a amamentação começou e parou.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores usaram para o teste um molar de um neandertal jovem fossilizado e verificaram que o bebê foi amamentado durante pouco mais de 7 meses e, logo em seguida, recebeu suplementação com outros alimentos por mais sete meses. Depois dos 14 meses, os níveis de bário no dente analisado caíram rapidamente, sugerindo o fim da amamentação.

O bário é um dos elementos presentes na corrente sanguínea que são quimicamente semelhantes ao cálcio, predominante nos dentes, e que são incorporados ao esmalte no processo de calcificação.

De acordo com os cientistas, a proporção de bário no esmalte dos dentes aumenta logo após o nascimento e com a amamentação porque o leite materno contém altas taxas do elemento. A presença do alimento começa a variar quando os recém-nascidos começam a comer alimentos sólidos e despenca com o fim da amamentação.

Os resultados, apresentados na revista científica Nature, conseguem então indicar quanto tempo o bebê neandertal da região mamava no peito, mas os pesquisadores ainda não puderam confirmar se o período de amamentação era o mesmo em todas as espécies de neandertal.

Evolução do homem

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:evolução-Mulher

Mais conteúdo de interesse