Imagens capturadas por sondas, satélites e naves lançadas para fora da Terra permitiram observar, nas últimas décadas, que o nosso planeta, de fato, é redondo. Mesmo assim, alguns grupos, os chamados “terraplanistas” ainda desconfiam do achado e acreditam que a Terra é plana. Para sanar a dúvida, existe um teste que pode ser feito sem necessidade de pegar um foguete para ver a Terra de fora.
Prova de que a Terra realmente não é plana
Uma maneira simples de provar que a Terra não é plana é repetir um “experimento” realizado há muito tempo, na Grécia Antiga. Para determinar a circunferência do planeta, foram comparadas sombras de grandes varas posicionadas em diferentes locais.

Quando o sol estava diretamente sobre o bastão, ele não fazia sombra. Ao mesmo tempo, em uma cidade a cerca de 800km ao norte, uma sombra podia ser visualizada em outro bastão.
Se a Terra fosse plana, ambos deveriam mostrar a mesma sombra, já que estariam posicionadas no mesmo ângulo em relação ao sol.
Outra prova simples está na diferença entre os céus noturnos nos hemisférios norte e sul. A visão é completamente diferente porque a Terra abaixo de você está apontando em uma direção diferente. Se o planeta fosse plano, a visão deveria ser a mesma. O fato ainda pode ser observado de forma ainda mais fácil, simplesmente comparando quando é noite e dia em cada país.
Curiosidades sobre o Universo
- Exoplanetas: o que são e como os cientistas os encontraram?
- 11 melhores imagens do Universo já reveladas pela Nasa
- Há planeta que emana luz vermelha e de tão escuro não reflete luz