Muitas pessoas consideram o ato constrangedor, nojento ou até mesmo evitam tocar no assunto de qualquer maneira, mas a realidade é que soltar puns é algo completamente natural, faz parte do processo digestivo e mais: tal movimento involuntário do organismo indica que sua saúde está em dia.
Os gases sinalizam que o intestino está bem controlado pelas bactérias responsáveis por extrair energia e vitaminas dos alimentos consumidos, impulsionando o sistema imunológico e melhorando a função gastrointestinal.
Quantos puns uma pessoa pode soltar por dia?
A ciência estima que soltamos uma média de 15 puns por dia, alguns deles até mesmo durante o sono. A quantidade (e o cheiro, claro) pode variar de acordo com os hábitos e a alimentação do indivíduo.
Algumas comidas são capazes de provocar um número maior de eliminação gases do que outros, como feijão, produtos lácteos, batata doce, aveia, nozes, soja e trigo, mas apenas 10% dos puns que soltamos são resultado da digestão de alimentos. A grande maioria, os outros 90%, vem do ar que entra no nosso corpo durante as refeições (quando falamos entre as mastigações), mascamos chicletes, etc.
Sabemos que nem sempre é possível eliminar os gases quando eles dão sinais de que devem ser expelidos, como em locais públicos, por exemplo. Mas é importante ressaltar que segurar os puns com muita frequência pode fazer mal à saúde e provocar desconforto, dores e distensão abdominal, um inchaço incomum na região abdominal ou volume aumentado do abdômen.
Ciência e corpo humano
- Saliva tem utilidades que você não sabia: é até mais forte que morfina
- Olhos azuis não existiam no passado e surgiram depois de mutação
- Covinhas não deveriam existir (mas é o erro genético mais fofo do mundo!)