Flagrante! Aranha engoliu cobra pela 1ª vez até onde se tem notícias – e foi no Brasil; veja

por | jan 13, 2017 | Ciência

Você consegue imaginar uma aranha de 60 cm? Pois esse é o tamanho que a espécie Grammostola quirogai, a famosa tarântula, pode chegar.

Agora fica mais fácil de entender como ela conseguiu comer uma cobra de cerca de 39 cm, como reportado pelo artigo científico da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), no Rio Grande do Sul, em dezembro de 2016, periódico científico Herpetology Notes.

Aranhas se alimentam de cobras?

As aranhas podem se alimentar de várias formas, mas no geral, comem insetos, como grilos, gafanhotos, baratas, entre outros.Entretanto, existem algumas espécies que comem animais maiores, como pássaros, ratos, sapos e lagartos também.

“Cobras não são alimentos comuns na dieta desse animal”, destacam os pesquisadores que flagraram uma tarântula comendo uma cobra da espécie Erythrolamprus almadensis.

Conhecida como Jararaquinha-do-campo, essa espécie de cobra não é venenosa e seu corpo foi encontrado todo danificado.

A aranha, que era uma fêmea adulta, se alimentou apenas de algumas regiões da cobra e depois a abandonou no local, um campo na Serra do Caverá, na cidade de Rosário do Sul (RS).

Outras espécies já foram flagradas comendo cobras, como a Golias, entretanto, fazia parte de um experimento e o fenômeno tinha sido estimulado em cativeiro. “Não foi uma situação natural”, explicam os cientistas.

Curiosidades sobre as aranhas