Como cicatrizar um corte profundo, que rasga de vez um tecido orgânico e faz jorrar sangue do corpo? Simples, passe um gel e em até 12 segundos o sangramento para e as fibras do organismo começam a trabalhar para recompor o tecido. Parece mágica, mas é o que o produto veterinário VetiGel promete.
Como funciona o gel cicatrizante?
Os vídeos de divulgação do gel cicatrizador mostram sua rápida ação sobre pedaços de carne cortados e repletos de sangue. O site da Cresilon, empresa cujos fundadores desenvolveram o gel, afirma que “quando aplicado no sangramento, o VetiGel rapidamente adere ao local da ferida e para o fluxo de sangue ao criar uma barreira mecânica.
Isso permite que o corpo crie um forte coágulo natural sem a necessidade de haja pressão”. De acordo com a empresa, após alguns minutos a cicatrização está pronta e pode-se retirar o gel.
https://www.facebook.com/vix.explore.brasil/videos/1957575297821909/
Do que é feito?
A empresa que detém a patente do VetiGel afirma que a substância é biocompatível e completamente fabricada a partir de plantas. Em entrevista à publicação norte americana Business Insider, Joe Landolina criador do produto, informou que ele é produzido a partir de algas, das quais são extraídos pequenos polímeros que “se encaixam como blocos de Lego” para cicatrizar a ferida.
Como foi descoberto?
Landolina descobriu o princípio ativo da substância com apenas 17 anos, trabalhando no laboratório de seu avô. Após deixar o ensino médio, entrou para a Universidade de Nova York, onde desenvolveu o produto final e abriu a Cresilon. Hoje, a companhia trabalha no desenvolvimento de outro gel de ação semelhante, o TraumaGel.
Uso em humanos
O VetiGel é vendido para uso exclusivamente veterinário e só aceita pedidos de compra de veterinários cadastrados no sistema nacional dos EUA. O kit vendido custa 150 dólares e vem com cinco ampolas com 5 mL de gel e mais cinco fitas removedoras.
O produto está aguardando aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência federal norte-americana equivalente à Anvisa no Brasil, para ser utilizado em humanos. Após ser aprovado, o VetiGel será primeiro levado para equipes militares e centros de emergência médica.
Cuidado com feridas
- Guia ensina a cuidar e evitar cicatrizes em feridas de pele
- Saiba se os adesivos de silicone protegem cicatrizes no verão
- Pele de tilápia pode ser o melhor remédio para queimaduras de pele