Girassol só gira acompanhando o sol por um período da vida: por que ele para?

Diariamente o girassol realiza um mesmo ciclo: “desperta” de frente para o sol, apontado ao leste, gira com o passar das horas até o lado oeste, no período noturno, para repetir a movimentação na manhã seguinte. Isso, porém, apenas quando são jovens.

Por que o girassol para de seguir o sol?

Quando atingem a maturidade, os girassóis param de se movimentar e não mais acompanham o sol. Segundo um experimento realizado pela Universidade da Califórnia, EUA, as flores mais velhas e abertas se mantêm o tempo todo voltados para o lado leste e a razão está no crescimento de seus talos.

ShutterStock

Os pesquisadores descobriram que o que provoca o giro do girassol, obedecido por uma espécie de “relógio biológico” da planta, é o crescimento desigual dos talos, ou seja, quando deixam de aumentar de tamanho, param de se movimentar. Os dados foram divulgados pela revista Science.

Mas não pense que a falta de movimentação do girassol é algo negativo. Por serem maiores que as outras, as flores mais velhas se tornam mais atraentes para os polinizadores e, consequentemente, aumentam suas chances de perpetuação da espécie pela reprodução.

Ciência e meio ambiente