null: nullpx
baleia-Mulher

Há 50 milhões de anos, golfinhos tinham pernas e andavam: veja como eram

Publicado 7 Set 2017 – 06:00 AM EDT | Atualizado 15 Mar 2018 – 02:48 PM EDT
Reações
Compartilhar

O maior animal da Terra já foi um bichinho parecido com uma raposinha, com alguns centímetros de tamanho. Isso, claro, há muito tempo. Cerca de 50 milhões de anos atrás, esse animalzinho chamado indohyus começou a se adaptar à vida aquática e com o passar do tempo evoluiu para a espécie cetácea, que compreende baleias e golfinhos.

A tese majoritária entre os cientistas é de que a espécie de mamíferos que vive no mar teve sua origem em chão firme e em dado momento de seu processo evolutivo tenham migrado para os oceanos e rios - sim, baleias e golfinhos também vivem em água doce.

Indohyus é elo perdido entre terra e água

Em 2007, um trabalho liderado por Hans Thewissen, da Universidade de Ohio, e publicado na revista científica Nature encontrou aquele que parece ser o elo entre os mamíferos de terra e de água.

É o indohyus, cujas características podem não parecer nada com a das baleias ou golfinhos atuais, mas que eram semelhantes às primeiras espécies de cetáceos, principalmente em relação à estrutura dos crânios, orelhas, ossos e dedos.

"Encontramos o parente mais próximo já extinto das baleias, e ele é mais próximo do que qualquer outra espécie viva”, disse Thewissen à época da descoberta. O fóssil do indohyus foi encontrado na região da Caxemira, na Índia.

Como espécie foi parar na água

Durante muito tempo, a hipótese mais forte era de que os indohyus nadassem para caçar peixes, que seriam a base de sua alimentação. Hoje, sabe-se que não poderia ter sido assim: as evidências indicam que o tipo de dente adequado para mastigar peixes se desenvolveu quando eles já viviam em ambiente aquático.

A tese mais popular agora é de que eles teriam aproveitado sua composição corporal propícia para se locomover com velocidade na água como mecanismo de prevenção contra predadores. Uma vez que seu habitat mais frequente passou a ser a água, rapidamente passaram a desenvolver comportamentos de alimentação aquática.

Hipopótamo na linha evolutiva

O indohyus pertencia a mesma ordem de mamíferos que gerou animais como o camelo, o porco e o hipopótamo - uma das características mais marcantes eram os pés com dois ou três dedos, afirma o artigo.

No caso dos hipopótamos, os primeiros fósseis encontrados do animal têm registro de 15 milhões de anos. Isso garante que eles tenham surgido já quando as baleias e golfinhos já vivam pelos oceanos e rios da Terra, mas que são primos: os cetáceos são, hoje, exclusivamente aquáticos e os hipopótamos são semi-aquáticos.

Baleias e golfinhos

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse