null: nullpx
estrelas-Mulher

Imagem mostra nebulosa colorida "escondendo" uma estrela nascente

Publicado 13 Dez 2021 – 12:14 PM EST | Atualizado 13 Dez 2021 – 12:14 PM EST
Reações
Compartilhar

Além de se parecer com uma grande borboleta de uma asa só, a brilhante e colorida nebulosa da imagem acima ainda esconde uma estrela nascente.

A foto, capturada no Chile pelo Observatório internacional Gemini, mostra a estrutura conhecida como Nebulosa Infravermelha Camaleão, que leva esse nome por ser brilhante em alguns comprimentos de onda de luz infravermelha, embora também possa ser observada na luz visível.

A nebulosa que está localizada perto do centro da nuvem escura Camaleão I, uma das regiões de formação de estrelas mais próximas da nossa Via Láctea.

No centro da nebulosa fica oculta uma fria e nascente estrela de baixa massa que emite fluxos de gás e cava um túnel através da nuvem interestelar. A luz infravermelha e visível emitida pela estrela escapa ao longo desse túnel e se espalha por suas paredes, formando o “efeito borboleta”.

De acordo com cientistas do Laboratório Nacional de Pesquisa em Astronomia Óptica-Infravermelha dos Estados Unidos ( NOIRLab), que administra o Observatório Internacional Gemini, o objeto vermelho brilhante à direita do centro da imagem marca onde parte do fluxo rápido de gás se acende após colidir com o gás que se move mais lentamente na nebulosa.

Os astrônomos sugeriram que a parte escura no centro da nebulosa é um reservatório de gás e poeira, normalmente associado a estrelas jovens, que fornece materiais necessários para construir planetas.

Estrelas

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:estrelas-Mulher

Mais conteúdo de interesse