Um morador da cidade de Hortiguela, na Espanha, encontrou em seu sítio cerca de 200 peças que foram identificadas como fósseis de dinossauros de aproximadamente 125 milhões de anos.
Donato Blanco García estava cuidando de plantações em sua propriedade e, quando viu o material, decidiu entrar em contato com o Museu de Dinossauros de Salas de los Infantes, que fica próximo de onde ele mora.
Dinossauros da era Cretácea

Depois de receber o material do agricultor, os cientistas viram que muitos daqueles fósseis estavam estilhaçados.
Há pedaços bem conservados de crânio, vértebras, quadris e costelas, além de outros fragmentos não identificados de dinossauros do Cretáceo, período que os especialistas consideram o ápice da era dos dinossauros, já que mais da metade desses répteis surgiram e evoluíram nessa época.
Em análise inicial, os paleontólogos encontraram indícios de espécies herbívoras (que se alimenta de plantas e vegetais), ornitópodes (herbívoros gigantes), saurópodes (com pescoços gigantes), entre outros.
Por conta disso, os arqueólogos acreditam que há mais pedaços de fósseis no sítio e devem prosseguir com mais escavações.
Dinossauros: descobertas e intrigas
- Fóssil comprova: Dinossauro de 25 metros já viveu no Brasil
- Proteína de dinossauro de 195 milhões de anos intriga cientistas
- Parque dos Dinossauros? 5 fatos sobre os fósseis conservados em âmbar