Ler meia hora por dia ativa cérebro e te fará viver mais de 60 anos, dizem cientistas

por | ago 15, 2016 | Ciência

Como andam as suas leituras? Tem dedicado algumas horas por semana aos livros ou não está sobrando tempo (e disposição)? Caso a sua resposta não tenha sido que está totalmente envolvido em um livro atualmente, chegou a hora de repensar. Isso porque  ler faz bem para o cérebro e ajuda a viver mais. E estamos falando de livros, e não de jornais, revistas ou sites (ôps).

Vamos explicar. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, conduziram um estudo a respeito da relação entre a leitura de obras literárias e a longevidade dos americanos. 

O estudo foi batizado com o nome de “Um Capítulo Por Dia”, e acompanhou 3.635 pessoas com mais de 50 anos ao longo de 12 anos. Estas milhares de pessoas foram divididas em três grupos: os superleitores, que leem mais de 3h30min por semana (o que equivale a meia hora de leitura por dia); os leitores, que leem até 3h30min por semana; e os não-leitores, pessoas que não têm o hábito de ler livros, jornais ou revistas.

Benefícios da leitura

Após 12 anos, constatou-se o seguinte: os não-leitores morreram mais cedo do que os leitores e os superleitores. Para ser mais exato: os leitores apresentaram 17% mais chances de passar dos 62 do que os não-leitores. Já os superleitores apresentaram 23% mais chances de passar dos 62 anos. Quer mais razões para começar a ler com frequência?

Estes dados foram embasados por um outro estudo, mais amplo e longo, chamado “Health and Retirement Study” (Estudo Sobre Saúde e Aposentadoria), que acompanha em todos os Estados Unidos a saúde de pessoas com mais de 50 anos desde o final do século passado.

Chamou a atenção dos pesquisadores de Yale o fato de que os resultados foram iguais para todas as pessoas que participaram do estudo, independentemente de classe social, nível de estudos e etnia. Ou seja, ler produz efeitos benéficos para todos.

Mas vale lembrar: apenas as pessoas que relataram ler livros mostraram ter maiores chances de passar dos 62 anos. O mesmo não foi confirmado entre pessoas que disseram ler somente jornais, revistas e internet.

Ela garante que funciona: Para viver mais é só não casar, diz idosa de 109 anos