Macacos inteligentes: eles são capazes de reconhecer e antecipar erros humanos

por | out 11, 2016 | Ciência

Vez ou outra um novo estudo nos surpreende ao revelar uma nova habilidade dos macacos, não é mesmo? A verdade é que, cada vez mais, a inteligência deles se assemelha à nossa. A novidade da vez diz respeito à capacidade que os macacos têm de reconhecer e antecipar erros humanos. 

Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que, assim como os humanos, os primatas são inteligentes o suficiente para deduzir as crenças e antecipar os erros das pessoas. Eles são capazes de se colocar no lugar do outro e imaginar o que eles estão pensando e como vão agir em determinadas situações.

Macacos inteligentes

As conclusões da pesquisa colocam em debate a Teoria da Mente, que diz que os seres humanos são os únicos capazes de reconhecer desejos, crenças e pensamentos de outras pessoas, mesmo se eles não condizem com a realidade, são falsos ou controversos.

Antes, pensava-se que nem mesmo crianças menores de quatro anos fossem capazes de tal habilidade, o que levou a ciência a acreditar que era necessário um desenvolvimento mais aprimorado do pensamento e da compreensão do mundo.

shutterstock

Entretanto, um estudo de 2007 mostrou que crianças menores de dois anos já eram inteligentes o suficiente para isso. Os bebês conseguiram olhar para o local onde o ator iria procurar por um objeto depois do objeto em questão já ter sido mudado de lugar sem o conhecimento do ator.

Isso levou os pesquisadores a imaginarem que, talvez, os macacos já trouxessem essa capacidade inata. Um teste parecido foi feito com eles, que observavam um ator e um macaco que se escondia em duas moitas. Os primatas conseguiram inferir onde o ator achava que o alvo estava escondido. Veja imagens do experimento:

“Os resultados foram chocantes”, disse a psicóloga Laurie Santos, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Apesar disso, outros cientistas questionam a ideia, porque acreditam que os macacos apenas levaram em consideração a tendência das pessoas de procurarem pelos objetos no último lugar em que eles foram vistos.

Curiosidades sobre macacos