Um estudo de metanálise (combinação de diversos estudos em torno do mesmo tema) sobre a diferença entre o cérebro do homem e da mulher, feito pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, analisou as conclusões sobre o volume das amígdalas cerebrais humanas dos últimos 30 anos e descobriu que elas não possuem diferenças significativas entre o sexo masculino e o feminino.
“Embora a impressão comum seja de que homens e mulheres são profundamente diferentes, grandes análises das medidas do cérebro estão encontrando mais similaridades do que diferenças”, explicou a neurologista Lise Elliot, principal pesquisadora do estudo, como reportado pelo site de notícias científicas Medical Xpress.
Diferença entre o cérebro masculino e feminino
As amígdalas cerebrais (isso mesmo, não é só a garganta que tem amígdalas) são estruturas-chave, responsáveis por várias emoções e comportamentos sociais, como agressão e o desejo sexual, por exemplo, por isso, foram e ainda são objeto de estudo de muitas pesquisas científicas.
Algumas delas levaram a acreditar que a amígdala cerebral era bem maior nos homens do que nas mulheres e que isso influenciava na diferença entre os sexos, tanto quando se referia às emoções, quanto no quesito a ser mais suscetível a determinadas doenças.
Entretanto, a pesquisa publicada na revista científica NeuroImage mostrou que medida da amígdala tem uma variação de cerca de 0,1%, na direita, e 2,5%, na esquerda, um valor que não é considerado estatisticamente importante.
Diferenças entre homens e mulheres
- Por que mulheres precisam dormir mais que homens? O cérebro é a chave
- Mulheres são geneticamente mais fortes que homens; Entenda
- Álcool prejudica corpo das mulheres mais do que dos homens; Saiba como