Número de espermatozoides que um homem produz ao longo da vida é assombroso

por | ago 19, 2017 | Ciência

Entre 10 e 14 anos de idade os meninos iniciam a produção de espermatozoides – e ela não terá mais fim. As células reprodutivas que vão promover a fertilização em um óvulo têm seu pico de fabricação quando os rapazes estão entre os 20 e 40 anos e tendem a diminuir na terceira idade.

Quantos espermatozoides um homem produz na vida?

Mesmo com a redução na produção de espermatozoide a partir dos 60 anos, a quantidade somada de “nadadores” ao longo da vida chega a ser impressionante.

Cada ejaculação considerada fértil possui cerca de 15 milhões de espermatozoides por ml de sêmen. Tendo em mente que uma ejaculação lança uma média de 1,5 a 5 ml de sêmen, imagine o quão assombroso pode chegar a produção em uma vida toda.

Como a quantidade de espermatozoides pode variar muito de homem para homem e sofre impactos relacionados a hábitos de vida, não é tão simples determinar um número exato, mas estima-se que, até os 60 anos, o homem irá produzir 111 bilhões de espermatozoides anuais. Aos 70, o número subiria para 130 bilhões, alcançando, aos 90 anos de idade, uma média de quase 170 bilhões.

Curiosidades sobre o pênis