O buraco é mais embaixo! 8 lugares do mundo com condições extremas

por | jul 26, 2016 | Ciência

A Terra é sempre uma caixinha de surpresas, e nela tudo pode acontecer. Veja a lista dos 8 lugares que têm as condições mais extremas do mundo.

Mais alto

Teoricamente, o pico mais alto do mundo é o Monte Everest, situado na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a China. Ele tem 8.848 metros de altitude, e é escalado (pelo menos tentado) o ano inteiro por diversas pessoas vindas do mundo todo. 

Porém, se colocarmos de forma literal, o lugar mais distante do centro da terra é Chimborazo, na Equador. Ele está a 6.384 metros do centro da terra, equanto o Everest está a 6.382 metros. 

Mais baixo

O Mar Morto, que fica entre a Jordânia e Israel, fica 424 metros abaixo do nivel do mar, portanto, o ponto mais baixo do planeta. Além disso, é uma das áreas mais salgadas, o que faz com que seus banhistas flutuem com facilidade sobre suas águas. 

Mais fundo

O local mais fundo do mundo é a Fossa das Marianas, e fica na fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas. A fossa tem uma profundidade de 11.034 metros. O diretor de cinema James Cameron, em 2012, criou uma cápsula (para filmar em um documentário) que conseguia chegar até o fundo da fossa, que abriga espécies de animais nunca vistas antes. 

Mais frio

O lugar mais frio habitável na Terra fica na Rússia, em uma pequena cidade chamada Oymyakon, perto da Sibéria. A menor temperatura já registrada na cidade de quase 500 habitantes foi de  – 71,2 ºC, mas no inverno ela chega normalmente aos -50 ºC. Curiosamente, o verão de lá é quente: pode chegar aos 34 ºC, e rende mais reclamações dos moradores do que o frio. 

Mais quente

O lugar mais quente do mundo é o Deserto Lut, no Irã. O recorde de temperatura no local foi de 70,7 ºC

Mais remoto

Este arquipélago é o lugar mais remoto habitado do mundo, possuindo apenas 270 moradores, cercados por penhascos com mais de 600 metros. Por ser uma ilha, seu vizinho mais próximo, a África do Sul, está a 1.750 quilômetros de distância. 

Mais seco

Os Vales de McMurdo são uma linha de vales sem neve da Antártica. Eles são secos e assim chamados por causa da sua baixa umidade e falta de cobertura de neve ou de gelo.
Os ventos podem atingir velocidades de 320 quilômetros, o que faz com que toda a água, gelo e neve se evaporem da superfície. 

Mais úmido

Em Lloró, na Colômbia, cai uma média de 12 mil metros cúbicos de chuva por ano. Lloró compete com outra cidade, Cherrapunji, na Índia, que por anos foi considerado o lugar mais úmido da Terra: entre agosto de 1860 e julho de 1861, o local teve um registro de 26.467 milímetros de chuva.