Um asteroide gigante passará perto da Terra nesta sexta-feira (1) e poderá ser observado. Denominado Florence, o astro ficará a 7 milhões de quilômetros do nosso planeta, a menor distância já registrada entre um objeto espacial e a Terra desde que começaram os estudos da Nasa sobre o assunto.
Asteroide poderá ser visto da Terra
Florence foi descoberto em 1981 pelo astrônomo Schelte “Bobby” Bus e seu nome é uma homenagem à enfermeira britânica Florence Nightingale, pioneira no tratamento de feridos de guerra.
O astro possui quatro quilômetros de extensão, sendo o maior a passar próximo da Terra.
Felizmente, ele não representa perigo algum, mas sim uma oportunidade de contemplar essa rara visita, que só voltará a ocorrer em 2500.
A Nasa ainda planeja estudá-lo a partir de radares terrestres com alcance tão impressionante que chega a 10 metros de distância do alvo.
Veja a trajetória do astro:
Como assistir?
O observatório israelense Bareket irá transmitir a passagem do asteroide Florence online a partir das 22h (horário de Brasília).
O projeto Telescópio Virtual 2.0 irá mostrar a observação na web a partir das 22h30.
Quem conta com telescópios ou binóculos pode tentar a sorte de enxergar o astro, semelhante a uma pequena estrela muito lenta.
Observação de astros
- Cientistas emitem alerta: há novo risco de asteroide colidir com a Terra
- Asteroide que matou dinossauros caiu no pior lugar possível
- Brasil também tem chuva de meteoro – e o fenômeno foi reconhecido