Irritado e preso em um engarrafamento, você certamente já se incomodou com um carro que fica colado na sua traseira ou mesmo já se pegou encostado no veículo da frente, certo?
Pois saiba que abandonar essa atitude é a maneira mais simples e uma das mais eficientes para resolver o problema do trânsito.
Como melhorar o trânsito?
De acordo com uma dupla de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), parar de grudar na traseira dos outros carros pode diminuir pela metade o tempo que levamos para chegar ao nosso destino.
Os pesquisadores Berthold K. P. Horn e Liag Wang afirmam que a solução para o fim dos engarrafamentos é integrar sensores traseiros em sistemas de controle de tráfego que já existem, pois eles manteriam uma distância igual entre os dois carros.
Instalar sensores na dianteira e na traseira dos carros, criando um conceito que os cientistas chamam de “controle bilateral”, pode melhorar significativamente o fluxo nos congestionamentos.
O processo, segundo os cientistas explicaram em um artigo na IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, poderia ser feito por um equipamento colocado na roda, por exemplo, ou mesmo por câmeras ou sensores a laser.
Perigos da poluição para a saúde
- Poluição do ar é mais perigosa que doenças e até guerras
- Um tipo sanguíneo pode ser mais resistente a infarto causado pela poluição
- Além de prejudicar os pulmões, ar poluído pode penetrar o cérebro