Ter filhos nunca foi uma tarefa fácil, mas nos dias de hoje os casais têm mais receio em procriar. Levando isso em consideração, pesquisadores holandeses estimaram a idade máxima para se ter um filho, a partir da quantidade de crianças que um casal deseja ter.
Leia também: 9 partos mais curiosos do mundo
Quem deseja ter apenas filho único, sem utilizar métodos de fertilização, deve engravidar, no máximo, até os 32 anos. Para quem deseja ter dois filhos, o recomendado é organizar para tê-los antes dos 27. Essa determinação é eficaz em 90% dos casos.
Com 75% de chances de dar certo, a mulher de um casal que quer ter um filho só deve engravidar aos 37 anos, no máximo. Para quem quer dois filhos, o máximo é 34; três crianças, 31.
Leia também: Idosa de 92 anos estava com feto mumificado em seu ventre
A determinação da idade é exclusiva para as mulheres, cujo grau de fertilidade sofre grandes variações com o avanço dos anos. De acordo com a American Society for Reproductive Medicine, a qualidade de reprodução dos espermas masculinos só cai significativamente quando o homem é mais velho: depois dos 60 anos.
No entanto, quando se adota métodos como a fertilização in vitro (IVF), a idade máxima para que a mulher tenha filhos pode aumentar em 10 anos ou mais.
Para o estudo, os pesquisadores atualizaram dados de mais de 10 mil casais pelo mundo. Eles criaram um computador com dados estatísticos que determinavam a chance de um casal ter um filho, quando a gravidez poderia ser perdida e os riscos do casal se tornar infértil, além de analisar se a possibilidade da fertilização in vitro era uma opção viável.
A revista “Live Science” elaborou um infográfico com dados desta pesquisa, apontando a idade máxima para engravidar biologicamente, ou a partir do IVF:
Fonte: LiveScience