Vista do espaço, a Terra como conhecemos hoje é majoritariamente azul, com regiões verdes, em função dos mares e matas do planeta. Mas sabia que, em um passado muito distante, há cerca de 3 ou 4 bilhões de anos, ela teria apresentado coloração roxa?
Entenda a Teoria da Terra Roxa

Quando vista de cima, a Terra tem grandes espaços verdes por causa das plantas, que, por sua vez, têm essa cor por causa da clorofila.
No entanto, segundo a Teoria da Terra Roxa, plantas e micróbios, em suas primeiras fases da vida no planeta, contavam com um outro produto químico muito mais presente do que a clorofila: a retinal, que, no caso é roxa.

De acordo com cientistas, os micróbios primitivos que usavam a retinal para aproveitar a energia do sol poderiam ter sido dominantes no início da Terra, fazendo com que o planeta ganhasse a cor púrpura.
Os pesquisadores especulam que organismos baseados em clorofila e retinal coexistiram por um tempo, mas que, depois, os primeiros teriam “vencido a batalha” porque a clorofila seria mais eficiente no processo de aproveitamento da luz recebida pelo sol.
Curiosidades sobre o Universo
- Botão “me leve para casa” vai garantir que nenhum astronauta se perca
- Exoplanetas: o que são e como os cientistas os encontraram?
- Há planeta que emana luz vermelha e de tão escuro não reflete luz