Por que cientistas estão querendo fazer fertilização in vitro em rinocerontes brancos?

por | mar 15, 2017 | Ciência

O rinoceronte branco do norte “é o mamífero do planeta que está em maior perigo de extinção”, apontou Jan Stejskal, do zoológico Dvur Kralove, na República Tcheca, e a fertilização in vitro pode ser a única maneira de salvar a espécie, como reportado pelo site da instituição.

Isso porque só existem mais três desses rinocerontes ainda vivos, e moram em Ol Pejeta, no Quênia, transferidos do zoológico, em 2009.

São duas fêmeas, Fatu e Najin, que são incapazes de se reproduzir e um macho com sêmen fraco. Fatu tem tumores no útero, que a impedem de abrigar um feto, e Najin, que tem problemas nas patas traseiras, impedindo-a de suportar o peso no corpo de uma gestação.

Como salvar animais com risco de extinção?

Cientistas foram, então, em busca de uma forma de não deixar a espécie morrer: eles fizeram a coleta de óvulos das fêmeas e vão realizar uma fertilização in vitro, na qual os embriões vão ser colocados em outra espécie, os rinocerontes brancos do sul, de acordo com informações sobre os rinocerontes do zoológico tcheco.

Agora é preciso fertilizar o sêmen do macho e aprimorar o método de implantação do embrião no útero, que já teve os primeiros testes nos rinocerontes brancos do sul e apresentou resultados animadores.

Animais em extinção