Embora a medicina ainda não saiba exatamente o que causa a celulite, já está muito claro que se trata de algo que não atinge muito os homens. Estima-se que entre 85% e 98% das mulheres tenham celulite, número muito maior quando comparado aos homens – acredita-se que nem 30% deles apresente a chamada lipodistrofia ginóide. Mas qual a causa dessa diferenciação?
Por que homem não tem celulite?
De acordo com a dermatologista Mariana Marteleto, mesmo que as causas sejam incertas, se trata de um quadro multifatorial. “Dentre os fatores, o que poderia diferenciar acontecer mais em mulher do que em homem são: alguma diferença hormonal e a questão da anatomia”, explica a doutora.
O que os estudos indicam como mais provável tem a ver com o tecido que fica entre os compartimentos de gordura no corpo. “Os septos fibrosos têm diferenças anatômicas, que são estruturais, entre homens e mulheres”, resume a doutora.
Ela explica que essas estruturas são fibras que funcionam como se fossem um ligamento entre os locais da pele onde se armazena a gordura.
“Nos homens, os septos fibrosos tendem a projetar o acúmulo de gordura para a profundidade do corpo e, nas mulheres, para a superfície – isso aparenta a celulite”, diz a dermatologista. A projeção ocorre de maneira diferente porque esses septos têm diferentes formas nos gêneros (grossos e oblíquos nos homens e finos e perpendiculares nas mulheres).
Em relação aos hormônios, ela ressalta que isso “não é muito bem esclarecido”. “Tudo é hipótese e até hoje não tem nada elucidado”. A medicina considera essa chance por conta de mudanças que ocorrem no corpo que tem relação com o componente hormonal feminino.
Mais sobre estudos científicos
- Por que vestir vermelho faz você se sentir mais sexy? Ciência comprova e explica
- Vacina contra gripe em forma de adesivo: como funciona? Protege mesmo?
- Óleo de coco é tão prejudicial quanto bife, fritura e manteiga, diz associação médica