Você provavelmente nunca se deu conta, mas é possível ler uma frase normalmente mesmo quando estão faltando letras nas palavras, palavras nas frases ou quando as letras estão embaralhadas. O crérbero consegue ler o que está ecsirto. Duvida? Faça o teste com o vídeo do canal de notícias americano da National Geographic:
Surpreendente, né? Isso acontece porque a mente humana consegue preencher as lacunas e corrigir a ordem das palavras de acordo com o contexto. E esse mecanismo não necessariamente exige que a primeira e a última letra estejam no lugar certo. É possível ler, inclusive, com letras faltando e palavras fora de ordem em uma frase.
Texto com letras embaralhadas
“Desde a nossa formação, o cérebro é uma máquina de aprender. Ele já aprendeu onde estão as letras. Ele já sabe que aquele desenho [da palavra] corresponde a algo que ele já conhece, então ele vai preenchendo as lacunas”, explica o psicólogo Alexandre Bortoletto, instrutor de Programação Neurolinguística (PNL), da Sociedade Brasileira de PNL.
Esse reconhecimento é uma propriedade do cérebro e funciona com qualquer idioma, desde que seja conhecido pelo indivíduo (sim, se você também fala inglês, por exemplo, conseguirá ler uma frase no idioma mesmo que todas as letras estejam embaralhadas). De acordo com Bortoletto, se for uma palavra que nunca vimos ou em uma língua que não entendemos nada, o cérebro não é capaz de completar.
É possível observar esse processo logo quando se é criança. Durante o período em que está aprendendo a ler, a criança tende a tentar reproduzir o que um adulto faz. “Na verdade, ela não está lendo tudo. Lê uma parte e deduz o resto, por isso erra”, aponta o psicólogo.
Essas conclusões partiram de uma linha da psicologia chamada teoria de Gestalt, que estuda como os seres humanos percebem as coisas. O cérebro é um conjunto, funciona na sua totalidade. Ele não enxergas as coisas isoladamente. Ele tem uma visão completa do todo. Teste novamente:

Colocaram uma série de pontilhados em formato de bola e perguntaram para algumas pessoas o que se via ali. Elas respondiam que viam círculos. Mas, na verdade, o que tinha ali eram apenas pontilhados. Foi daí que veio a ideia de que o cérebro completa as informações.
“Os seres humanos sempre dão formas e deduzem as coisas. Quando vemos duas pessoas conversando à distância, por exemplo, e elas estão gesticulando muito, logo pensamos que elas estão discutindo, porque nosso cérebro aprendeu que falar com gestos pode indicar uma briga”, explica Bortoletto.
Cérebro e suas funções
- Vencedor: Cérebro é até 30 vezes superior ao melhor computador do mundo
- O cérebro também precisa malhar: Veja os benefícios da ginástica cerebral
- Supreendente: Veja 10 incríveis habilidades do cérebro