Por que os olhos ficam amarelos?

por | jul 26, 2016 | Ciência

iStockphoto

Já notou que a esclerótica (a parte branca dos olhos) de algumas pessoas tem uma cor amarelada? Você sabe por que isso acontece?

Se você não sabe, é bom ficar atento! Hoje vamos falar sobre algumas das causas que podem provocar o amarelamento da esclerótica e sobre a icterícia.

Os olhos amarelados como indicativos de saúde
Com certeza você já viu alguém com os olhos amarelados. Os fumantes, por exemplo, passam a ficar com a esclerótica amarela quando envelhecem, porém, o mais comum é que esse problema seja resultado de uma doença ou de uma insuficiência hepática. Não se trata de algo normal e, muitas vezes, pode indicar um problema sério.

Wikimedia Commons

Possivelmente trata-se de um problema no funcionamento do fígado. Quando a parte branca dos olhos fica amarela, dá-se o nome de icterícia e, entre tantos males, pode ser o indicativo de doenças como hepatite e cirrose.
 
A icterícia: explicação científica

Na Medicina é chamada de icterícia não só a cor amarelada que toma conta do branco dos olhos, mas também da pele e das mucosos.
Esse amarelamento provém de um pigmento biliar (a biomolécula bilirrubina) de mesma cor, que provém da hemoglobina degradada que se acumula nos tecidos do organismo, como um subproduto dos glóbulos vermelhos mais velhos.

Wikimedia Commons

Em poucas palavras, a bilirrubina é produzida naturalmente pelo nosso corpo. É o resultado natural da necessária decomposição dos glóbulos vermelhos que, já envelhecidos, morrem e são substituídos por glóbulos novos. Esses glóbulos inúteis são filtrados pelo fígado e logo são excretados pelo sistema digestivo em forma de bílis.  
 
Mas quando há um problema com a decomposição desses glóbulos, ou de alguma maneira o fígado está em risco, toda essa bilirrubina começa a se acumular nos tecidos, deixando essa característica e desagradável cor amarela nos olhos e na pele. Portanto, a icterícia não se trata de uma causa para qual se busque uma solução, mas sim de uma consequência de outro problema.
 
É um aviso sobre problemas no fígado, na vesícula biliar e no pâncreas. Também pode indicar uma infecção, o consumo de determinadas drogas, câncer, transtornos sanguíneos, cálculos renais e deficiências de nascença, entre outras coisas.
 

Por fim, a icterícia aparece como um excesso de bilirrubina quando muitos glóbulos vermelhos morrem; quando o fígado não está funcionando corretamente ou está sobrecarregado; ou quando a bilirrubina não consegue mover-se adequadamente dentro do sistema digestivo. Tudo isso, por sua vez, é o que faz com que os olhos fiquem amarelados, bem como outras partes do corpo.
 
O corpo humano é tão complexo que um problema no fígado, por exemplo, pode estar relacionado com a cor da esclerótica dos olhos.
Qual é sua opinião sobre o assunto?