null: nullpx
animais-Mulher

Por que vômito de baleia é considerado "tesouro marinho" e custa uma fortuna?

Publicado 14 Out 2021 – 09:17 AM EDT | Atualizado 14 Out 2021 – 09:17 AM EDT
Reações
Compartilhar

O âmbar gris, também chamado de âmbar cinza, apesar do nome sofisticado e de seu alto valor de mercado, nada mais é do que o vômito de uma baleia.

Formada a partir de uma secreção do ducto biliar nos intestinos das cachalotes, a substância protege o intestino do animal de matérias indigestíveis, como as peças bucais de lulas e polvos, além de outros materiais duros ou cortantes.

Quando expelido pela baleia, o âmbar gris se solidifica e chega a ficar duro como madeira. E assim ele é encontrado flutuando no mar ou arrastado pela correnteza até as costas litorâneas.

Âmbar gris: quanto custa o vômito de baleia

O âmbar cinza é valioso, primeiramente, porque é produzido na natureza apenas por cachalotes, uma espécie de baleia gigante, considerada o maior cetáceo com dentes do planeta.

A substância ainda é tida como um verdadeiro tesouro marinho porque, a partir dela, é extraído um álcool muito usado pela indústria farmacêutica para fazer a fragrância do perfume durar mais. Estima-se que apenas 1 quilo de âmbar gris pode valer cerca de R$ 250 mil.

O âmbar gris tem esse nome porque geralmente possui coloração cinza fosca ou enegrecida, podendo ainda ter cor castanho escuro ou aspecto marmóreo.

Curiosidades sobre o mundo animal

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:animais-Mulher

Mais conteúdo de interesse