Profecia de jornal de 1912 para este século está se concretizando (precisão é incrível!)

por | set 19, 2018 | Ciência

Atualmente, a mudança climática é uma das questões mais debatidas no mundo. Nosso planeta sofre as consequências de anos de indiferença ao meio ambiente. Mas uma nova evidência mostra que nem todos estavam alheios ao problema no passado.

Um jornal publicado em 1912 previu o problema e essa “profecia” nos deixa sem palavras não apenas porque previu o que estamos vivendo há 100 anos, mas por fazê-lo com grande precisão.

Uma previsão fundamental para nós

https://giphy.com/gifs/climate-change-visualization-global-warming-hPovBcQ3c1g9W

O jornal em questão fala sobre algo fundamental: a queima de carvão libera dióxido de carbono que prejudica nossa atmosfera. O artigo também diz que isso causará o aquecimento do planeta, uma ideia muito precisa do que acontece hoje.

O artigo foi publicado em 14 de agosto de 1912 no Rodney and Otamatea Times, mais precisamente na seção “Science and News Notes”. A mesma nota também foi publicada na revista Popular Mechanics, de onde vem originalmente, e pouco depois em um jornal australiano.

O artigo que fala sobre o assunto dá algumas informações sobre a queima do carvão e as conseqüências na atmosfera. Tem a ver com o uso indiscriminado de combustíveis fósseis. Segundo o artigo, “os efeitos serão significativos em alguns séculos”.

A mudança climática já é uma realidade

Embora a discussão já estivesse em pauta no início do século 20 (há estudos publicados), um entendimento tão claro do aquecimento global na época impressiona. A discussão só se aprofundou a esse nível na segunda metade do século 20 e agora é que vemos os efeitos.

As temperaturas sobem, a maré aumenta e os pólos derretem lentamente. A concentração de dióxido de carbono é a mais alta em 800 mil anos e cresceu em 90% nos últimos cem anos.

https://giphy.com/gifs/foxadhd-artists-on-tumblr-C2VZr06Rxn2fu

O uso do carvão diminuiu em alguns países, mas ainda permanece como fonte de 60% da energia na China, por exemplo. Outros combustíveis fósseis também afetam o meio ambiente, por isso é importante solucionar esses problemas agora.

Ciência e meio ambiente

Original Author: Katia Silveira Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/katia-silveira
Original ID value: 206402
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/ciencia/206402/la-profecia-de-un-periodico-de-1912-para-este-siglo-se-esta-concretando-y-su-precision-es-increible