Seria possível identificar um psicopata observando sua coleção de discos ou analisando sua playlist no Spotify? Um estudo realizado pela Universidade de Nova York e divulgado por uma reportagem do jornal The Guardian sugere que sim.
O levantamento comparou as preferências musicais de 200 voluntários com suas pontuações em um teste de personalidade e descobriu que os dois traços podem estar mais intimamente relacionados que podemos imaginar.
Músicas preferidas pelos psicopatas

De acordo com a pesquisa, as músicas “No Diggity”, do grupo Blackstreet, e “Lose Yourself”, do rapper Eminem, estão na lista das favoritas dos psicopatas. Segundo um dos autores do estudo, não é o gênero da canção que importa, mas sim a música específica.
Os 200 participantes do estudo, jovens de diferentes etnias e níveis sociais, foram orientados a ouvir 260 músicas e depois escolher suas preferidas.
A equipe de pesquisadores comparou esses resultados com as avaliações de um teste base amplamente aceito para a identificação de psicopatia e os dados mostraram uma tendência comum, sugerindo que a personalidade de um indivíduo poderia influenciar suas preferências musicais.
Mas não se assuste caso você goste de algumas das músicas citadas ou mesmo conhece alguém que é fã das mesmas canções. Os próprios condutores do trabalho científico afirmam que a avaliação é preliminar e baseada em uma pequena amostra, que pode não representar corretamente o público em geral.
Comportamento pessoal
- Praticar o perdão pode salvar a sua vida: veja a importância deste ato
- Não se sinta culpado: ciência comprova que a vingança te deixa mais feliz
- 10 sintomas da personalidade narcisista: veja se você se enquadra no perfil