Os moradores da cidade de Arealva, interior de São Paulo, observaram no céu um lindo arco-íris, evento comum no verão, após as chuvas do fim de tarde. Dois detalhes, contudo, fazem deste arco-íris algo de especial: não chovera antes de seu surgimento e sua posição está invertida, formando um arco ligeiramente inclinado para cima.
Isso ocorre porque o fenômeno em questão não é, de fato, um arco-íris. Embora seja chamado popularmente de “arco-íris de fogo”, “arco-íris invertido” ou mesmo de “sorriso no céu”, seu nome oficial é nada encantado: chama-se arco cincunzenital.
Arco-íris de fogo ou inverto: o que o forma?
O arco cincunzenital é um evento que acontece muito mais do que imaginamos. O difícil é conseguir vê-lo no céu, pois para observá-lo a partir da superfície de Terra é preciso que esteja com a luz do Sol em um ângulo determinado e com intensidade alta.
Ocorre da seguinte forma. Quando o Sol está a uma altitude inferior a 32°, a menos da metade do céu, suas luzes se projetam sobre os cristais de gelo de nuvens tipo cirrus, bem altas na atmosfera – nos arco-íris “normais” são as gotas de chuva que refletem a luz solar. O brilho do arco é mais brilhante quando o sol está abaixo de 32° e acima de 22° do horizonte.
Assim como o arco-íris, o prisma de luz é exatamente o mesmo no arco cincunzenital, mas, dada a diferença no elementos e na posição da substância que reflete o sol (não é chuva, mas cristais nas nuvens), sua forma é diferente.
A disposição dos cristais cirrus pode fazer dele um arco mais bem formado ou uma ilusão de ótica que se assemelhe mais a uma chama de fogo colorida – como o que foi visto em Arealva.
Beleza no céu
- Arco-íris lunar? Fenômeno intrigante existe e pode ser visto no Brasil
- Isso é o que acontece quando há 2 arco-íris de uma só vez: 5 imagens
- 2018 já começará com fenômeno lunar muito especial (haverá outra no mês)