O clima está tenso. Ninguém está nem sequer esboçando sorrisos. Até que vem alguém e solta uma piada inteligente que faz todo mundo cair na gargalhada. Já aconteceu com você? Se você for a tal pessoa que sempre tem sacadas de humor inteligente, aqui vai uma boa notícia: você vai viver por muitos e muitos anos.
Segundo pesquisa realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega o senso de humor chamado de “cognitivo”, mais conhecido como senso de humor inteligente, faz muito bem à saúde.
Bom humor é fundamental
O teste foi feito com mais de 50 mil pessoas avaliadas durante 15 anos de suas vidas. O estudo teve como base três aspectos da personalidade, que envolvem o afetivo, o social e o mental. Ainda não se sabe exatamente por que o humor interfere tanto na saúde, mas os resultados foram surpreendentes.
O estudo revelou que o humor inteligente tem fortes relações com o índice de mortalidade por doenças cardiovasculares e infecções em mulheres, e apenas por infecções nos homens.
Mulher com o tipo de humor cognitivo tem 48% menos chances de morrer, 83% menos chance de ter infecção, e 73% menos chances de ter problemas cardiovasculares. Os homens ficaram na faixa dos 74% menos risco de morrerem por infecção.
As descobertas indicam que o senso de humor é um recurso cognitivo de proteção à saúde, além de ajudar no bem estar psicológico.
“Ele amortece contra os conflitos de interações sociais e o estresse, prevenindo a intensificação dos hormônios relacionados a ele”, explica Sven Svebak, co-autor do estudo.
“Quando esses hormônios, como o cortisol, por exemplo, estão cronicamente elevados, ele suprimem funções imunológicas”, completa.
Será que você possui o senso de humor inteligente? Faça o teste a seguir com base no questionário do estudo e descubra:
Você tem senso de humor?
https://www.playbuzz.com/vixbrasil/voc-tem-senso-de-humor-inteligente
Como melhorar o humor
- Alimentos: Veja as comidas que ajudam no bom humor
- Meditação: Entenda como ela interfere no humor
- Sem sofrer: Chocolate amargo melhora o humor