Os boatos sobre a possibilidade de vida extraterrestre inteligente têm aumentado graças a um grupo de astrônomos russos que dizem ter captado um forte e misterioso sinal de rádio do espaço
Mensagem de outra civilização?
Os astrônomos captaram o sinal original usando o RATAN-600 rádio-telescópio, um grande observatório de rádio em Zelenchukskaya, no sudoeste da Rússia. Seus dados indicam que o sinal veio da direção de uma estrela chamada HD164595, localizada a 95 anos-luz da Terra. Nem é tão longe.

O mais intrigante é que essa estrela tem o tamanho do Sol, e é conhecida por ter um planeta em sua órbita. Com certeza, esse planeta orbita muito mais perto de sua estrela do que Mercúrio orbita ao redor do Sol, por isso, é provavel que seja quente o suficiente para suportar a vida.
Também não está claro o que o sinal realmente era. O receptor utilizado pelos russos foi fixado em uma ampla largura de banda, tornando difícil de decifrar a origem do sinal, de acordo com alguns especialistas. É possível que seja uma mensagem de outra civilização ou apenas o efeito de um objeto espacial natural, como um quasar pulsante.
Ainda assim, o diretor do Instituo SETI, recomenda cautela com o entusiasmo. Há muitas explicações diferentes para o que causou a detecção, e até que um sinal de repetição seja captado a partir do mesmo ponto no céu, ninguém pode comprovar nada.
Outras curiosidades sobre o espaço
- Por que há pouco oxigênio respirável no céu? Entenda
- A história de Laika, o primeiro ser vivo a ir para Lua
- O que acontece se atirarmos com uma arma no espaço?