Secretada pelas glândulas salivares e composta por minerais, aminoácidos e enzimas, a saliva controla a quantidade de água no organismo, umedece os tecidos internos da boca, desempenha papel importante na digestão e protege a saúde dos dentes. Mas, além dos fatos que aprendemos no colégio, o fluido corporal tem outras utilidades curiosas que nem todo mundo conhece.
Curiosidades que você não sabia sobre a saliva
1. Por ser rica em opiorfina, uma substância até seis vezes mais forte que a morfina, a saliva tem efeito analgésico e poderia ajudar até no tratamento de desordens mentais.
2. Estudos indicam que a saliva masculina abriga doses de testosterona que poderiam estimular a libido feminina e, consequentemente, ser usada pelos homens de maneira inconsciente como atalho para atrair a mulher para o contato sexual.
3. Sua saliva pode até revelar sua idade com uma margem de erro de 5 anos somente. Isso porque o DNA contido no fluido corporal aquoso também muda ao passar do tempo.
4. Uma das funções mais associadas à saliva é a de formar o bolo alimentar que facilita a deglutição e a digestão. É exatamente por isso que salivamos quando observamos comida, especialmente se ela for saborosa e se estamos famintos. Tudo isso devido a um reflexo condicionado criado pelo cérebro.
5. A saliva é constantemente renovada na boca e, por dia, produzimos entre 1 e 2 litros. Em um único ano, portanto, um ser humano saudável é capaz de produzir 365 litros de saliva, no mínimo.
Ciência e corpo humano
- Como funciona cada lado do cérebro: a capacidade de cada hemisfério
- Sangue jovem ajuda a rejuvenescer ratos idosos. Funcionaria em humanos?
- Para que serve a “pele eletrônica” mais fina do mundo criada por cientistas?