Os sonhos oferecem um mundo aonde podemos escapar da realidade dentro de nossas mentes, e aparentemente perder o controle sobre o que acontece. Mas e se você soubesse que está sonhando e consequentemente pudesse controlar este sonho? Na verdade, os sonhos lúcidos são totalmente possíveis, e com um pouco de esforço e prática, até você pode fazer!
Mantenha um diário

Alguns de vocês podem estar dizendo “mas eu nem sonho!”, mas a verdade é que todo mundo tem de 3 a 7 sonhos por noite, o único problema é que esquecemos deles rapidamente.
A primeira estratégia para ter sonhos lúcidos é ter um diário de sonhos. Isso vai melhorar sua habilidade de lembrar dos sonhos. Então todos os dias após acordar, escreva tudo o que você conseguir lembrar, mesmo que não seja nada, apenas para criar um hábito.
Verificação de realidade

O próximo passo é fazer a chamada “verificação de realidade”. Em um sonho, algo simples como ler uma frase, contar seus dedos ou ver as horas pode ser difícil. Tente agora: veja as horas, desvie o olhar, e olhe de novo. Supondo que você não está sonhando, a hora permaneceu a mesma. Contudo, em um sonho, a hora, ou as palavras que você lê, estão constantemente mudando. A dica é fazer essas verificações frequentemente enquanto você estiver acordado, desse jeito elas se tornam instintivas, e quando você estiver sonhando, você provavelmente vai fazer o mesmo teste e perceber que algo está errado.
Induzindo o sonho

Depois disso, vem uma técnica chamada “indução mnemônica de sonhos lúcidos”, ou MILD. Enquanto você estiver quase dormindo, comece a pensar em um sonho recente, e imagine você ficando lúcido. A ideia aqui é reforçar a percepção de que você está sonhando, no seu sonho. Fique repetindo a frase “eu vou ter um sonho lúcido esta noite”. A maior taxa de sucesso virá se você acordar no meio da noite, levantar por 30 minutos, e voltar a dormir com essas intenções em mente.
Sonhando acordado

Finalmente, quando você obter sucesso com essa técnica, uma outra, mais avançada, chamada “acordado induzindo o sonho lúcido”, ou WILD pode ser praticada. A ideia por trás dela é manter a sua mente consciente enquanto o seu corpo começa a dormir. O risco aqui é que você experiencie paralisia do sono, um fenômeno completamente normal que previne seu corpo de se mover enquanto você dorme, com a exceção de que você estará acordado, o que pode ser um pouco assustador, já que durante a paralisia do sono, seu cérebro pode pregar peças com você, induzindo fortes sensações de medo e causando alucinações de figuras escuras e assustadoras.