Você arrisca consumir um produto que está fora do prazo de validade? É normal que consumidores descartem tudo aquilo que têm em casa que esteja supostamente vencido, mas nem sempre um produto nesta situação está necessariamente estragado ou impróprio para consumo.
Em breve, qualquer consumidor vai poder ter certeza de que um alimento com prazo de validade vencido pode ser consumido sem medo graças a uma nova invenção.
A data de validade de um produto precisa garantir ao máximo que nenhum consumidor terá problemas de saúde ao consumi-lo, não acarretando mais transtornos para a empresa responsável, algo como “depois desta data, já não é mais problema meu”.
É justamente por isso que nem sempre um alimento fora da data de validade está impróprio para o consumo. Mas correr o risco de passar mal faz com que milhares de pessoas descartem quantidades incalculáveis de comida todos os anos, gerando mais e mais acúmulo de lixo que poderia ser evitado, sem falar no desperdício de comida.
Para acabar com este problema, pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), criaram uma tampa inteligente para produtos de geladeira, como leite, por exemplo. A tampa avisará o consumidor mudando de cor quando um produto está de fato estragado. A tampa tem sensores elétricos que reagem na presença de bactérias, fazendo com que ela mude de cor.
Apesar de soar como algo que vai encarecer demais o preço dos alimentos, a tampa inteligente é barata. Tanto ela quanto os sensores elétricos foram fabricados para serem feitos em impressoras 3D.
Segundo os desenvolvedores do projeto, a tampa é o primeiro passo para revolucionar o mercado dos alimentos. Em um futuro próximo será possível checar com um smartphone se um produto está fresco ou não.