Teia de aranha reproduzida em laboratório científico tem fins medicinais impressionantes

Tão forte quanto o aço, uma teia de aranha é capaz de parar um avião de até 214 mil kg, ainda que seus fios cheguem a ser cerca de 30 vezes mais finos que os fios de cabelo. Feitas de seda, produzi-las em laboratório sempre foi o sonho de diversos cientistas. E, adivinha só? Eles conseguiram! 

Teia de aranha: como eles conseguiram reproduzir?

A espera finalmente acabou. Com um aparelho de fiação, pesquisadores da Suécia conseguiram reproduzir uma teia artificial, flexível, leve e biodegradável, que pode ser, inclusive, utilizada na medicina regenerativa.

Como eles conseguiram tamanha façanha? Imitando a glândula da aranha que produz a seda e as mudanças de pH do organismo dela. Assim, foi possível montar as longas cadeias de proteínas interligadas que formam uma teia.

Shutterstock

Fins medicinais: quais são?

Com a teia de aranha que eles criaram no laboratório, é possível reparar a medula espinhal e até corrigir danos de corações em células-tronco que ainda estão em crescimento, segundo um dos cientistas, Jan Johansson, fisiologista e bioquímico, em entrevista para a agência de notícias da AFP. 

E quanto as teias feitas por aranhas de verdade?

O mesmo é possível ser feito com a teia de aranha natural, mas obter teia direto das aranhas não é trabalho fácil.

Primeiro porque elas produzem muito pouco, então teria que existir inúmeras aranhas para produzir quantidades suficientes. E depois, porque é praticamente impossível mantê-las em cativeiro.

Mas, um estudo da Universidade de Ciências Agrícolas da Suécia em parceira com o Instituto Karolinska foi publicado na revista científica Nature, na segunda (9).

A pesquisa revelou que já é possível produzir a teia sintética em grandes quantidades (quilômetros) em laboratório, a partir de proteínas e de um tipo de bactéria específica. A medicina está esperançosa.

Curiosidades sobre as aranhas