Lutando contra ventos de 193 km/h e ondas gigantes de até 15 metros de altura, um drone à vela foi capaz de capturar em vídeo tudo o que acontece dentro de um furacão e apresentou ao mundo imagensimpressionantes.
No olho do furacão
O registro, feito pelo drone Saildrone Explorer SD 1045, mostrou a força do furacão Sam, de categoria 4, considerado o mais duradouro e intenso da temporada de 2021 no Oceano Atlântico. Assista no vídeo abaixo:
“O Saildrone está indo onde nenhum navio de pesquisa jamais se aventurou, navegando direto no olho do furacão, coletando dados que transformarão nossa compreensão dessas poderosas tempestades”, disse o fundador da empresa Saildrone, Richard Jenkins, em comunicado.
De acordo com a fabricante, o SD 1045 tem a missão de coletar dados em tempo real que podem ser usados para melhorar os modelos de previsão de furacões.
Com sensores meteorológicos e oceanográficos, microfones e câmeras, o drone de 7 metros é alimentado pela luz do sol e pelo vento, e operado por um piloto humano via satélite.
No futuro, essa mesma tecnologia pode ser usada para rastrear o progresso dos furacões à medida que eles se desenvolvem e, em última instância, para salvar vidas, fornecendo um aviso prévio do que esses sistemas de tempestades podem fazer.