Você não vai acreditar do que são feitos os grãos de cafés mais caros do mundo

Foi-se a época em que o cafézinho era barato ou – bons tempos – de graça. Hoje em dia, existem pelo mundo cafeterias que cobram em torno de 30 a 50 dólares em uma xícara de café. Mas, o curioso é que, quem se dispõe a pagar valores altíssimos pelos cafés, nem sempre sabem qual é o ingrediente secreto que a torna o café mais caro em diversos países, inclusive no Brasil.

Os cafés mais caros do mundo são produzidos de um jeito diferente. Seus grãos são colhidos direto das fezes de diversos animais, que não digerem a semente, mas que dão um sabor especial por causa de suas enzimas e bactérias.

Café de fezes

Existem vários tipos de cafés desses pelo mundo. Os grãos são colhidos, limpados, tratados e torrados antes de serem vendidos.

O mais caro deles é o chamado Kopi Luwak, da Indonésia. Ele é feito a partir das fezes de um mamífero noturno cujo nome é civeta (foto abaixo), uma espécie de gato herbívoro, parente da raposa, que vive em florestas e em savanas.

shutterstock

O café é menos ácido, menos amargo e parece chocolate misturado com suco de uva. O preço dele pode chegar a 400 dólares o quilo. Isso acontece porque cada animal só consegue digerir 25 grãos em média por dia, o que dá cerca de 230 kg por ano, o que é muito pouco.

Outro café exótico é o produzido na Tailândia. O Black Ivory Coffee vem das fezes de elefantes, que comem os grãos misturados com frutas silvestres. A bebida também fica menos amarga e tem sabor de chocolate com canela. É preciso 33 kg de grãos para conseguir 1 kg de café a 1200 dólares.

Getty Images

Café mais caro do Brasil

Tem café que provém das fazes dos passarinhos também. É o caso do café brasileiro, cujo animal que dá origem é uma ave. Típico da região de Domingos Martins, no Espírito Santo, o Jacú escolhe os melhores grãos e os engole inteiros também.

shutterstock

Seus ácidos e enzimas deixam o café menos amargo, menos ácido e com aroma de jasmim. É o segundo café mais exótico e mais caro do mundo, com o quilo no valor de 1150 dólares. Aqui é vendido a cerca de R$ 240.

Benefícios do café